Caxumba: o que você precisa saber

Home/Sem categoria/Caxumba: o que você precisa saber

Caxumba: o que você precisa saber

Este ano temos acompanhado um novo surto de caxumba no Brasil, levando muitos pacientes a procura de postos de saúde.

A doença costuma ser mais comum em crianças, pois a chance de já terem entrado em contato com o vírus e criado anticorpos é menor. Adultos têm mais possibilidade de estarem protegidos, uma vez que é provável que tenham entrado em contato com o vírus de alguma forma ao longo da vida.

Mesmo as chances sendo menores, é possível que uma pessoa adulta não tenha criado anticorpos e, desta forma, fique doente.

 

O que é caxumba?

A caxumba é uma infecção viral que afeta as glândulas salivares e não mata.

Em adultos pode ser mais grave do que nas crianças porque a possibilidade de complicações é maior. Embora esses casos sejam raros, a doença pode evoluir e o vírus pode provocar inflamações em outros lugares do corpo, como os testículos e os ovários. Em casos mais extremos, o vírus pode ir para a corrente sanguínea e causar meningite.

 

 

 Como se dissemina?

A transmissão se dá por via aérea, através da disseminação de gotículas ou pela saliva, por isso é considerada de grande poder de contágio.

A incubação pode ser de 12 a 25 dias, em média 16 a 18 dias, e a transmissão começa seis dias antes das manifestações clínicas e vai até nove dias após o surgimento dos sintomas. O diagnóstico é basicamente clínico epidemiológico, e o tratamento é sintomático, com repouso e analgésicos.

 

Prevenção é vacina!

A vacina que previne a caxumba é a tríplice viral, a mesma do sarampo e da rubéola. Ela deve ser aplicada em duas doses a partir dos 12 meses de idade, com intervalo mínimo de 30 dias. Quem tomou apenas uma dose, deve tomar a segunda, independentemente da idade. Não é necessário tomar a primeira novamente.

O Ministério da Saúde recomenda que crianças acima de 4 anos, adolescentes e adultos até 29 anos que ainda não foram vacinados contra a caxumba tomem duas doses de tríplice viral. Adultos entre 30 e 49 anos devem tomar uma dose da mesma vacina.

 

No Multianálises você encontra todas as vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Imunização. Venha fazer uma avaliação da sua carteirinha e compartilhe esse conteúdo com quem você gostaria de proteger!