Outubro Rosa: nós apoiamos essa causa

Home/Sem categoria/Outubro Rosa: nós apoiamos essa causa

Outubro Rosa: nós apoiamos essa causa

Outubro foi o mês convencionado para se discutir sobre o câncer de mama, a ação é chamada de Outubro Rosa.

Segundo dados o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Os números são alarmantes, por isso entendemos que não só neste mês, mas precisamos estar atentos sempre, e se temos a oportunidade de ter um espaço para discutir isso, devemos fazê-lo.

Acreditamos que mais do que vir aqui falar sobre a importância da conscientização nós podemos agir e, para nós, a forma encontrada é possibilitar que qualquer um tenha acesso a exames laboratoriais.

Ainda de acordo com o Inca, os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Reforçamos a importância de consultar um médico regularmente e realizar o autoexame.