Teste do Pezinho: tudo que você precisa saber

Home/Sem categoria/Teste do Pezinho: tudo que você precisa saber

Teste do Pezinho: tudo que você precisa saber

O teste do pezinho é um exame realizado a partir de gotinhas de sangue do bebê colhidas em papel filtro especial, nos primeiros dias após o seu nascimento.

Este exame deve ser realizado em todo recém-nato com o objetivo de identificar a possibilidade do bebê ser portador de alguma doença cuja evolução pode causar danos irreversíveis se não for tratada a tempo.

Por que fazer o teste do pezinho em meu bebê?

Esse exame permite o diagnóstico precoce de diversas doenças que se apresentam geralmente assintomáticas no período neonatal, o que possibilita o tratamento específico, diminuição ou eliminação de lesões, como deficiência mental ou física.

 

Como é realizada coleta do Teste do Pezinho?

A coleta é realizada preferencialmente no calcanhar do bebê por ser uma região mais rica em vasos sanguíneos, mas também pode ser realizada através de punção venosa – uma coleta de sangue comum.

Após a coleta o kit de papel filtro, com o sangue colhido e seco é acondicionado e enviado para laboratório de apoio especializado.

 

Quando realizar a coleta?

A recomendação, baseada em estudos, é que o teste seja realizado após as primeiras 48 horas do bebê até o quinto dia de vida.

A coleta após esse período não invalida o teste, mas pode prejudicar seu principal objetivo que é realizar diagnóstico de forma mais precoce possível.

 

Meu bebê parece normal e saudável, ainda sim devo fazer o teste?

Com certeza, muitas crianças com doenças metabólicas são provenientes de famílias sem histórico dessas condições.

As crianças podem levar meses ou até anos para manifestar os primeiros sintomas de uma doença, que com o teste, poderia ter sido diagnosticada nos primeiros dias de vida.

 

Tipos de teste do pezinho

O que muitas pessoas ainda não sabem é que há diferentes testes do pezinho:

 

  • Teste Básico– é o teste oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), composto por rastreio de sete doenças, é gratuito, só é coletado até uma semana de vida do bebê e demora cerca de 30 dias para apresentar o resultado.

 

  • Testes Ampliados– oferecidos em laboratórios particulares, como o Multianálises, tem uma abrangência maior de rastreio, chegando a 48 doenças. Não tem limite de data para coleta e os resultados chegam em 7 dias úteis.

 

Resultados alterados

Quando o teste apresenta um resultado alterado, ele deve ser avaliado por um médico pediatra, que vai sugerir exames complementares para confirmar ou afastar a possibilidade da doença.

 

Esse conteúdo foi útil pra você? Então compartilhe com outras casais que estão esperando o seu bebê ou com um filho recém-nascido.

Chamar no WhatsApp
Precisa de ajuda?
Laborátorio Multianálises
Olá
Podemos ajudá-lo?
Aperte o botão abaixo!